Como podem as algas evitar a erosão costeira?

Como podem as algas evitar a erosão costeira? É a esta pergunta que o investigador do MARE, João Nuno Franco, responde no episódio "Soluções Naturais para a Erosão Costeira" do programa Biosfera da RTP.

No episódio emitido no passado dia 16 de março, o investigador explicou de que forma o aceleramento da erosão costeira, pode estar relacionado com o declínio das populações de algas. "De uma forma muito simples, é uma questão de física pura. Se temos uma força que encontra um obstáculo, evidentemente que essa força vai-se dissipar, e nesse sentido as algas kelp podem ter um papel", explica João Nuno Franco, relativamente à atenuação da força das ondas, que agravam a erosão da costa.

 

No nosso país, em semelhança ao que se passa no resto do planeta, tem-se verificado um declínio nas populações de macroalgas. Para otimizar a reflorestação destes ecossistemas costeiros, o Instituto Politécnico de Leiria, em colaboração com a SeaForester , tem-se dedicado à produção de algas laminárias para reintrodução em zonas costeiras de Portugal. "Vamos buscar as sementes às populações naturais e depois aqui fazemos todo o processo da sementeira. Depois será semeada nestas pequenas rochas, e aqui conseguimos manter as condições ideais, temperatura, luz e nutrientes, para que elas cresçam saudavelmente, e no momento certo, devolvemos à natureza", explica João Nuno Franco.

 

O investigador do MARE terminou sua participação no programa referindo que, esta atenuação da erosão costeira varia de acordo com o tipo de algas que se encontram presentes: "Existem florestas que são persistentes. São espécies de kelp que podem viver até seis, sete, oito, nove, dez-doze anos aqui na nossa costa. Por outro lado, temos espécies anuais que começam a crescer por volta de janeiro, e no final do verão terminam o seu ciclo de vida. Portanto, florestas que são dominadas por espécies persistentes terão a partida, uma maior capacidade de atenuar a erosão costeira".

"Qualquer vegetação desta alga, por muito pouco que seja, vai atenuar a erosão costeira", conclui o investigador.

 

Para ver o episódio clique AQUI